sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Boas Vindas!

Olá Pessoal.


A Comissão Organizadora do XIV FoNEPe saúda a todos e todas, e dá as boas-vindas, desde já, aos estudantes de Pedagogia que estarão participando do evento, que acontecerá na Universidade Estadual do Goiás, campus da cidade de Luziânia/GO, entre os dias 28, 29,30 de abril e 01 de maio de 2012.

Nesta edição nos propomos em debater a identidade do/a pedagogo/a.

Breve (até o fim deste mês),disponibilizaremos o Projeto do encontro, bem como programação e demais informações completas - para que você e a sua entidade representativa possam ajudar na construção desse processo.

Mas para iniciar o debate, abrimos por aqui um fórum de discussão para esquentar o debate do encontro:

"O QUE VOCÊ ENTENDE POR IDENTIDADE E/OU PERFIL DO/A PROFISSIONAL PEDAGOGO/A?"

Entre,participe, discuta.
Mobilize e integre-se!

2 comentários:

  1. Desde sua origem, o pedagogo é aquele que ensina, que sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola.
    Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda.
    Bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível.
    O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.
    Para bem atuar no enfrentamento de suas funções no cotidiano da escola, é necessário saber com muita clareza o que é essencial, o que é importante e o que é acidental. Mas não basta só saber. É preciso querer e priorizar fazer só o que é necessário a cada momento. O pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação. Ele deve procurar executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o desperdício de esforços e de tempo, agindo como estimulador cultural, criando condições necessárias à conquista de melhores resultados operacionais, vencendo, uma a uma, as amarras do tradicional em seu trabalho, sem medo de errar, evitando ser um tarefeiro, pau para toda obra ou fiscal do desempenho do professor.
    Att,
    Janeh Barros

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  2. Eita Janeh, boa contribuição.

    Mas você coloca o pedagogo caracterizado a atuar no espaço escolar, lembrando que ele também está apto a ir além desse espaço, assim como para atuar além da educação formal - podendo perpassar pela educação informal e não-formal.

    Sendo assim, vejo o pedagogo como apto a atuar com a prática pedagógica, buscando se firmar na teorização dessa prática > logo, teoria e prática da educação representam o eixo principal para sua ação profissional em qualquer campo. Ou seja, nem só de teorias, e nem só de práticas ele sobrevive, mas de ambos na educação.

    Deste modo, o pedagogo é um cientista da educação?

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