Indicações de Leituras e Estudos

GRUPO DE ESTUDO E TRABALHO: Identidade e Atuação do(a) Pedagogo(a)


BRASIL. Legislação: Lei 9394/96 (LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
BRASIL. Legislação: Resolução CNE/CP n.1 de 15/05/06, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.


FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (Nova) Políticade Formação de Professores: a prioridade postergada. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, pp. 1203-1230. out. 2007. 


Bourdieu, P. Razões e Práticas - sobre a teoria e a ação. Papirus editora, 2005. (Não disponível on line)


Freire, P. Novos tempos, velhos problemas. In: Serbino, R. V. (et. al) (orgs.). Formação de Professores. São Paulo: Unesp, 1998, p. 41-47. (Não disponível on line)


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ANFOPE. Proposta de novas diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia: elaborada em Reunião da ANFOPE na UFMG, nos dias 08/06 e 09/07/1998, à guisa de contribuição para o debate e a definição das mesmas. (Não disponível on line)


ANFOPE/ANPED/CEDES.A definição das diretrizes para o Curso de Pedagogia. Documento enviado aoConselho Nacional de Educação, visando a elaboração das Diretrizes CurricularesNacionais para os Cursos de Pedagogia, em 10.09.2004.
AZEVEDO, Janete m. Lins de. A educação como política pública. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Não disponível on line)
BRASIL. Legislação: Lei 9394/96 (LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
BRASIL. Legislação: Resolução CNE/CP n.1 de 15/05/06, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.
BRASIL/MEC/SESu. Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia e Comissão de Especialistas de Formação de Professores. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para oCurso de Graduação em Pedagogia. Encaminhada ao Conselho Nacional de Educação em abril de 2002.
COSTA, Edijane da Silva. FARIAS, Érika Fabiana Guimarães. Formação de professores profissionais: perspectivas e vicissitudesda formação em serviço. In: Revista Espaço Acadêmico. n. 93. Fev. 2009.
DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Documento de posicionamento conjunto das entidades na reunião de consulta com o setor acadêmico, no âmbito do Programa Especial “Mobilização Nacional por uma nova Educação Básica,” instituído pelo Conselho Nacional de Educação, de 07/11/2001, em Brasília/DF.
DELORS,Jacques et al. Educação:Um tesouro a descobrir.São Paulo:Cortez, 1999. (Não disponível on line)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:saberes necessários à prática docente. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 36.ª ed.; 1.ª ed. 1970.Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 2003.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (Nova) Políticade Formação de Professores: a prioridade postergada. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, pp. 1203-1230. out. 2007. 
GATTI, Bernadete A. Questão docente: formação profissionalização, carreira e decisão política.In: CUNHA, Célio; SILVA, José Vieira; SILVA, Maria Abádia. Políticas públicas de educação na América Latina: lições aprendidas e desafios.Brasília: Autores Associados, p. 303-323. (Não disponível on line)
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
MELO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. 11ª ed. São Paulo: Cortez 1995. (Não disponível on line)
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org.). 2. ed. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido, GUEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um processo. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Não disponível on line)
SANTOS. Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia: disputas e "consensos" no Conselho Nacional de Educação. Orientador:Roberto Leher. Niterói, 2011.210f.Dissertação de  mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. (Não disponível on line)
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. (Não disponível on line)
________. Formação de Professores: aspectoshistóricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. In: Revista Brasileira de Educação. V. 14. N. 40. jan/mai. 2009. pp. 143-155.
SERBINO, Raquel VolpatoSerbino(org)...[ET.al.] Formação de Professores. (Seminários e debates).Vários autores.Outros organizadores: Ricardo Ribeiro, Raquel Lazzari Leite Barbosa , Juan Ruz Ruz, Raimunda Abou Gebran. São Paulo:Fundação Editora da UNESP, 1998. (Não disponível on line)
SILVA, Ezequiel Theodoro da.Magistério e mediocridade. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1996. (Não disponível on line)

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