sábado, 31 de março de 2012

Passagens aéreas baratas

E a Organização do XIV FoNEPe faz uma propaganda básica, atentando para o que pode ser uma grande economia para o bolso dos militantes do MEPe:

Em comemoração ao aniversário de Brasília que é pertinho do feriado de 1º de maio, a GOL tá lançando uma promoção com destino para Brasília.
Fique de olho nela.

http://www.melhoresdestinos.com.br/gol-promocao-brasilia.html

O QUE É O(A) DELEGADO(A)


Como reza o estatuto da ExNEPe, o FoNEPe é um fórum de entidades que permite que todo participante tenha direito a voz, porém o voto é resguardado as entidades estudantis de representação da área da Pedagogia (graduação e pós-graduação). Seu objetivo é integrar as entidades (CA’s, DA’s e Executivas Estaduais/Distrital) ao trabalho da ExNEPe.

Desta forma, é necessário eleger um/uma delegado/a por unidade acadêmica, sendo direito ainda de se eleger suplentes. O voto fica restrito aos espaços de Plenárias e Assembleias, que acontecem (ou vierem acontecer) durante o encontro, no sentido de deliberar ações e encaminhamentos.

Assim, o delegado(a) é o encarregado o voto, e em quem a entidade confia esse voto. Por isso, é necessário que o(a) delegado(a) seja eleito/escolhido em Reunião de caráter deliberativo pela entidade ou em Assembleia estudantil.

Para demais eventualidades, consulte a Seção IV, Art. 28 a 34 do Estatuto da ExNEPe.

Qualquer dúvida, nos contate (fonepe2012@gmail.com ) ou contate a Coordenação de Comunicação da ExNEPe (estudantesdepedagogia@gmail.com ).

Cordialmente, 
Comissão Organizadora

COMO TIRAR DELEGADO(A) PELA ENTIDADE


Alguns cuidados básicos são necessário para se tirar um(a) delegado pela entidade.

Para tal, é necessário em primeiro lugar identificar se a sua unidade possui um Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico; e se seu estado ou DF possui uma executiva.

Assim, se houver uma gestão ativa na entidade, é necessário apenas convocar uma reunião de caráter deliberativo (ordinária ou extraordinária), e retirar um(a) delegado(a) pela entidade – por meio de indicação ou votação. Não se esqueçam de fazer uma relatoria para ficar resguardado no arquivo de sua entidade, e um documento relatando a indicação (a própria ata ou relatoria serve como esse documento), assinado pela diretoria do curso.

Caso a sua unidade acadêmica não possua uma entidade estudantil no caráter de um CA ou DA, ou não possua uma gestão ativa e responsável pela entidade, é necessário realizar uma Assembleia. Assim, o(a) delegado podem ser escolhidos por indicação ou eleição. É necessário que alguém fique responsável pela relatoria/ata da Assembleia. É necessário também fazer um documento relatando a indicação (a própria ata ou relatoria serve como esse documento), e que durante a Assembleia, se passe uma lista de presentes para ser apresentado junto ao documento de indicação.

A sede do XIV FoNEPe ainda indica que a entidade/unidade acadêmica retire um suplente, e que ambos se façam presentes no encontro, para devidas urgências que possam vir a acontecer.

Para demais eventualidades, consulte a Seção IV, Art. 28 a 34 do Estatuto da ExNEPe.

Qualquer dúvida, nos contate (fonepe2012@gmail.com ) ou contate a Coordenação de Comunicação da ExNEPe (estudantesdepedagogia@gmail.com ).

A REUNIÃO DA ENTIDADE OU A ASSEMBLEIA ESTUDANTIL DEVERÁ ACONTECER NO MÍNIMO DE 48 HORAS ANTES DA REALIZAÇÃO DO EVENTO.
Ou seja, até o dia 26 de abril de 2012.



Cordialmente, 
Comissão Organizadora

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CREDENCIAMENTO DO(A) DELEGADO(A)

O(A) delegado(a) terá um crachá para voto diferenciado. Por isso, será necessário apresentar os seguintes documentos no ato do credenciamento (de acordo com o Art. 34 do estatuto da ExNEPe):

- Ata de posse da gestão da entidade (CA/DA e Executiva Estadual/Distrital)
- Documento de indicação ou Ata/Relatoria da reunião devidamente assinada ou com lista de presença (conforme descrito em COMO TIRAR DELEGADO(A) PELA ENTIDADE).

É importante para a organização do FoNEPe que você nos indique em sua ficha de inscrição se é ou não o(a) delegado(a) de sua unidade acadêmica. Por isso, ao preenchê-la, fique atento(a).

Para demais eventualidades, consulte a Seção IV, Art. 28 a 34 do Estatuto da ExNEPe.

Qualquer dúvida, nos contate (fonepe2012@gmail.com) ou contate a Coordenação de Comunicação da ExNEPe (estudantesdepedagogia@gmail.com).



Cordialmente, 
Comissão Organizadora

COMO CONSTRUIR UMA ENTIDADE DE BASE (CA’s/DA’s)
  
Se sua unidade não tem uma entidade de Base, está na hora de ser formada. Aqui, serão ilustrados alguns pontos de como se fazer isso. 

1. Reúna um numero de estudantes interessados em participar de movimentos sociais e propiciar uma melhora na sua unidade; 

2. Se nunca houve uma entidade de Base, então o primeiro passo é a construção de uma proposta de estatuto para essa entidade de base; 

3. Construa uma assembleia de curso, o maior número possível de estudantes de sua unidade e de seu respectivo curso para se aprovar um estatuto dessa nova entidade. O mais correto e democrático para esse estatuto é que ele traga a necessidade de se ter eleição; 

4. Nessa assembleia, deve-se aprovar a formação de uma comissão eleitoral. Quem compõe a comissão eleitoral não pode compor nenhuma chapa e nem fazer campanha. 

5. A comissão eleitoral deve lançar um edital, formando um calendário eleitoral com: os prazos para inscrições de chapas; o prazo para cada chapa fazer campanha; os dias que ocorrerão a eleição; 

6. No edital, a comissão eleitoral deve esclarecer os critérios para eleição, campanha e inscrição de chapas e penalidade caso os critérios tenham sido desobedecidos;
- Esses critérios se resumem a dar o número mínimo de integrantes por chapa, em explicitar os critérios para se fazer campanha durante o período eleitoral, caso seja necessário, um valor financeiro máximo que pode ser gasto na campanha, etc.

7. Após as chapas estarem inscritas, poderão iniciar o processo de campanha; 

8. No dia da eleição, deve haver controle sobre a legitimidade da eleição, garantindo a possibilidade de voto secreto. Participantes de cada chapa podem e devem acompanhar as votações e contagem dos votos, respeitando o número de fiscais que a comissão estipulou. 

9. Após eleição e se ela for garantida com legitimidade, a comissão deve, juntamente com alguns membros da(s) chapa(s), fazer a contagem dos votos; 

10. Após a contagem dos votos, a comissão deve fazer um documento com os resultados das eleições e outro dando posse a chapa vencedora e essa se tornará a gestão que representará os estudantes, respondendo pela entidade de base da unidade durante o período estipulado no estatuto da mesma, para isso, faz-se uma Ata de Posse e registram-se as atas das reuniões em um caderno de atas.

 -----------------------------------

COMO REATIVAR UMA ENTIDADE DE BASE (CA’s/DA’s)

1. Para se reativar uma entidade de base, essa já deve ter existido, tendo um estatuto e uma história. Então não será preciso fazer um estatuto, mas reunir um número de pessoas interessadas em participar de movimentos sociais e propiciar uma melhora na sua unidade; 
- Caso necessário ou se o estatuto for muito antigo e não constar o básico necessário, uma assembleia deve ser feita com o maior número possível de estudantes de sua unidade e de seu respectivo curso para que este seja reformulado e adequado às necessidades dos estudantes e de sua entidade representante. 

2. Construa uma assembleia de curso com o maior número possível de estudantes de sua unidade e seu respectivo curso. Nessa assembleia, forme o processo determinado pelo estatuto dessa entidade, como geralmente é eleição, forme uma comissão eleitoral. Quem compõe a comissão eleitoral não pode compor nenhuma chapa.

3. A comissão eleitoral deve lançar um edital, formando um calendário eleitoral com: os prazos para inscrições de chapas; o prazo para cada chapa fazer campanha; os dias que ocorrerão a eleição; 

4. No edital, a comissão eleitoral deve esclarecer os critérios para eleição, campanha e inscrição de chapas e penalidades, caso os critérios tenham sido desobedecidos;

5. Após as chapas estarem inscritas, poderão iniciar o processo de campanha; 

6. No dia da eleição, deve haver controle sobre a legitimidade da eleição, garantindo a possibilidade de voto secreto, participantes de cada chapa podem e devem acompanhar as votações e a contagem dos votos;

7. Após eleição e se ela for garantida com legitimidade, a comissão deve, juntamente com alguns membros da(s) chapa(s), fazer a contagem dos votos; 

8. Após a contagem dos votos, a comissão deve fazer um documento com os resultados das eleições e outro dando posse a chapa vencedora e essa se tornará a gestão que representará os estudantes, respondendo pela entidade de base da unidade durante o período estipulado no estatuto da mesma, para isso, faz-se uma Ata de Posse e registram-se as atas das reuniões em um caderno de atas.

 ---------------------------------

  GARANTA A LEGITIMIDADE DAS ELEIÇÕES
  
1. Antes de ser colocada em funcionamento, toda urna deve ser conferida e lacrada; 

2. Antes de se abrir uma urna, é preciso conferir se as listas de estudantes do curso da unidade estão corretas; 

3. Uma ata de abertura da urna deve ser feita, indicando o horário e com assinaturas de testemunhas e de um integrante de cada chapa, como fiscal; 

4. Deve se contar o número de cédulas eleitorais e registrar em ata, sendo que nenhuma delas pode conter a assinatura do mesário; 

5. Quando um estudante comprovar com documento com foto, o mesário deve recolher a assinatura do estudante, assinar atrás da cédula eleitoral e entregar ao estudante que votará e colocará seu voto na urna; 

6. O mesário deve ter controle total sobre as cédulas, a ata e as listas de assinaturas dos estudantes; 

7. Em hipótese alguma, os integrantes da chapa podem se aproximar da urna, das cédulas e das listas de assinaturas, a não ser os fiscais; 

8. O mesário deve anotar em ata os horários em que esteve cuidando da urna e os casos de substituições de mesários e fiscais, além de anotar qualquer atitude que julgue importante, considerando aqui a aproximação da urna de pessoas da chapa que não são fiscais, os casos irregulares de boca de urna, o sumiço de cédulas e/ou listas de estudantes, as tentativas de violação de urnas, etc. 

9. Depois de recolher todos os votos, o mesário deve contar o número de assinaturas e o número de cédulas restantes e registrar em ata, bem como o horário de fechamento da urna. Logo após deve lacrar completamente a urna, colocando assinaturas do mesário, testemunhas e fiscais na urna para garantir que qualquer forma de violação seja conferida; 

10. Caso a urna ainda seja utilizada, ela deve ser guardada em local seguro e se for levada a algum lugar é inevitável a presença de fiscais, testemunhas e do mesário. Antes de iniciar a apuração, o mesário e os fiscais devem conferir se a urna está lacrada e não foi violada. O último passo é contar o número de votos e conferir se o número confere com o indicado em ata. 

Cordialmente, 
A Comissão Organizadora

Nota: Documento cedido pela ExDEEPe à ExNEPe.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Folder do FoNEPe

Olá galera.

O folder do XIV FoNEPe está disponível em três formatos:







Clique em cima do formato, baixe, imprima e nos ajude com a divulgação.


Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

*Arte de Jacqueline Silva  (da ExDEEPe)

Estão abertas as inscrições para o XIV FoNEPe.



Passo-a-passo de como fazer sua inscrição.


1.  Efetue o pagamento na conta bancária:

AGÊNCIA 3603-X
CONTA POUPANÇA 37361-3 
VARIAÇÃO 01
ALISSON SILVA DA COSTA
BANCO DO BRASIL

Valores*
  • Com alimentação (antecipado): R$60,00
  • Com alimentação (no dia): R$80,00
  • Sem alimentação (antecipado): R$45,00
  • Sem alimentação (no dia): R$65,00
Inscrições antecipadas até 23h59**, do dia 20 de abril de 2012.

2. Guarde o comprovante de inscrição
Você precisará desse documento para o ato do credenciamento, no encontro.


3. Baixe a ficha de inscrição.
    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO

4. Preencha a ficha.


5. Envie a ficha de inscrição preenchida junto com o comprovante (em arquivo/formato pdf, ou foto, ou imagem) para o e-mail: fonepe2012@gmail.com.

6. Aguarde confirmação via e-mail da efetuação da inscrição.



ATENÇÃO: 
AS 100 PRIMEIRAS INSCRIÇÕES ANTECIPADAS GANHAM 
UMA CAMISETA DO 30º ENEPe - UnB/2010.



Cordialmente, 
Comissão Organizadora

Notas:
*Valor inclui alojamento. Não haverá isenção de taxa de inscrição.
**Horário oficial de Brasília.
***Material de credenciamento garantido para quem efetuar sua inscrição até 10 dias antes da realização do encontro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Programação Oficial

Olá pessoal.
Confira a  programação oficial do encontro, logo abaixo.
Aproveitamos para informar que assim que tivermos os palestrantes confirmados, disponibilizaremos a programação em arquivo PDF.



XIV FoNEPe – Fórum Nacional de Entidade de Pedagogia
IDENTIDADE PROFISSIONAL DO(A) PEDAGOGO(A):
Das Teorias da Formação à Práxis da Atuação
28 de abril à 01 de maio de 2012
UEG – Luziânia/GO

28/04
29/04
30/04
01/05
07h –08h30
-------
Café da manhã e Atividades Culturais
08h30 – 12h
Credenciamento
Plenária do GD’s do 32º ENEPe
GD’s
Plenária Final
12h – 14h
Almoço e Atividades Culturais
14h – 17h
14h – 15h30
Abertura
Plenária Inicial
14h – 16h
Mesa Redonda: Regulamentação da Profissão e Criação de Conselhos Regionais e Federal
Vivência (Ato)
-------
15h30 – 17h
Mesa Redonda: A Formação Inicial, a Problemática das Dcn’s e a Responsabilidade das IES
16h – 17h30
Reunião da ExNEPe
17h – 19h
Jantar e Atividades Culturais
-------
19h – 21h30
GT: Identidade e Atuação do(a) Pedagogo(a)
GT: (Re)Organização do MEPe
Tour: Brasília (DF) e Luziânia (GO)
-------
21h30 – 00h30
Sarau Cultural
-------

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Mesa de Abertura
Segmento de representante da Unidade Acadêmica – a confirmar
Segmento de representante da Organização do Evento – a confirmar
Dinâmica de Abertura

Plenária Inicial
Pauta:
Aprovação do Regimento Interno
Pauta de tema para a Vivência (Ato)

Mesa Redonda: A Formação Inicial, a Problemática das DCN’s e a Responsabilidade das IES
- Conferência: Conjuntura Brasileira de Formação Inicial: Acacia Kuenser (UFPR) (aguardando confirmação)
- Conferência: A problemática das DCN’s na Formação Inicial: Dermeval Saviani (Unicamp) (aguardando confirmação)
- Conferência: A Responsabilidade das IES na Formação Inicial: Nara Rúbia (UEG) (aguardando confirmação)

Grupo de Estudos e Trabalho (simultâneo): Identidade e Atuação do(a) Pedagogo(a)
- GET 1: Estados do Norte e Nordeste
            Mediadores: Executiva Paraense, Executiva Cearense e Executiva Paraibana.
- GET 2: Estados do Sul e Centro-Oeste
            Mediadores: Executiva Distrital e Entorno.
- GET 3: Estados do Sudeste
            Mediadores: Executiva Paulista, Executiva Fluminense e Executiva Mineira.

Plenária Continuada
- Aprovação do Plano de Lutas 2011 – propostas sistematizadas dos GD’s do 32º ENEPe
- Sede do XI ENNOEPe


Mesa Redonda: Regulamentação da Profissão e Criação de Conselhos Regionais e Federal
- Celi Zulke Taffarel (UFBA) (aguardando confirmação)
- Kátia Curado (UnB) (aguardando confirmação)
- Sonia Regina Mendes (Unigranrio/UERJ) (aguardando confirmação)

Reunião da ExNEPe
Pauta: Aplicação dos Planos de Lutas da ExNEPe
Responsável: Coordenação da ExNEPe

Grupo de Estudos e Trabalho (simultâneo): (Re)Organização do MEPe
- GET 1: Estados do Norte e Nordeste
            Mediadores: Executiva Paraense, Executiva Cearense e Executiva Paraibana.
- GET 2: Estados do Sul e Centro-Oeste
            Mediadores: Executiva Distrital e Entorno.
- GET 3: Estados do Sudeste
            Mediadores: Executiva Paulista, Executiva Fluminense e Executiva Mineira.

Plenária Final
Pauta: Aprovação do Plano de Lutas de 2012 – XIV FoNEPe

Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto Oficial do XIV FoNEPe

Boa tarde pessoal.

Já saiu o projeto oficial do XIV FoNEPe - Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia, "IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: Implicações das Teorias da Formação à Práxis da Atuação".

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.

Divulgue, leia, interaja e participe!

Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Breve Histórico da UEG - Campus Luziânia



Neste ano de 2012, a Universidade Estadual de Goiás, campus Luziânia, completa 13 anos. Criada através da Lei 13.456, de 16 de abril de 1999, tem o caráter uma instituição multicampi. Foi constituída a partir da Universidade Estadual de Anápolis, presente, na época, em vários municípios do Estado de Goiás, com o intuito de interiorizar o ensino público superior. Apesar da Universidade não oferecer ainda o melhor em sua infraestrutura, e apresentar problemas básicos que perpassa pela logística de oferta de ensino, até a assistência estudantil, hoje, a UEG conta com 29 campi, sendo a maioria localizada em cidades interioranas. E vem cooperando, pouco a pouco, com o cenário de desenvolvimento do estado.
UEG – Campus Luziânia (Área de convivência)


Seu início, em Luziânia, se deu em uma escola municipal da cidade, com o curso de Pedagogia – pioneiro na UEG de Luziânia. Hoje, com sua própria sede, forma diversos profissionais atuantes na Secretaria de Educação do Município, no DF e em outras cidades do Entorno. Atualmente oferece o curso de Pedagogia e de Administração no turno noturno, e a Escola de Aplicação no período da manhã.

UEG – Campus Luziânia (Praça ao lado do auditório)


O curso de Pedagogia da UEG-Luziânia apresenta importante atuação para o município, e anualmente, realiza a Semana do Educador, com caráter aberto à comunidade, trazendo para a cidade, espaços de debate e palestrantes para discutir a educação. Também proporciona parceria de diversos projetos educacionais com a Escola de Aplicação da UEG e outras escolas do município – através dos estágios supervisionados, que têm contribuído positivamente com as instituições de educação básica. No ano 2011, o curso foi selecionado para o Prêmio Guia do Estudante, pela qualidade apresentada.

UEG – Campus Luziânia (Auditório)


A UEG-Luziânia possui em seu histórico um Movimento Estudantil atuante na luta pela melhoria da Universidade, principalmente no que tange ao repasse financeiro do Estado para a instituição, e sempre em busca da melhor oferta de um ensino público, gratuito, laico e que sirva ao povo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Carta convite aos(às) estudantes de Pedagogia


Olá pessoal.
Abaixo segue a carta-convite para o XIV FoNEPe. Este documento serve para que as entidades possam fazer solicitações de auxílio, em suas unidades acadêmicas.


Carta-convite ao XIV FoNEPe

Da: Comissão Organizadora do XIV FoNEPe
Para: Estudantes de Pedagogia

Caros(as) estudantes,

Nos dias 28, 29, 30 de abril e 01 de maio de 2012, ocorrerá na Universidade Estadual de Goiás – Campus Luziânia o XIV FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia), com o tema “Identidade Profissional do Pedagogo: Implicações das teorias da formação à práxis da atuação”.
Esse é o segundo maior encontro do curso, e conta com a participação de estudantes representando entidades de bases, das universidades públicas e privadas, de ensino presencial e a distância de várias unidades da federação, discutindo temas relevantes da educação nacional, englobando suas diferentes metodologias de organização e diversificadas atividades. Não obstante, participarão especialistas nas mais diversas áreas da educação, tanto do meio acadêmico quanto de movimentos sociais. Além da possibilidade da mobilidade estudantil, os(as) participantes participarão de vivências em diversos espaços de atuação da educação.
Dessa forma, convidamos os(as) estudantes de Pedagogia dessa Instituição de Ensino Superior a participarem do XIV FoNEPe, um importante momento que agregará conhecimento em seus processos de formação profissional. O Projeto e a Programação do FoNEPe 2012 podem ser encontrados em nossa página na internet.

Atenciosamente,

____________________________________________________
Comissão Organizadora do XIV FoNEPe
ExNEPe – Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia
ExDEEPe – Executiva Distrital e Entorno de Estudantes de Pedagogia
DA/UEG-Luziânia – Diretório Acadêmico


Contatos:
Alisson Costa: (61) 9232-5169/8226-2728
Deise Rocha: (61) 9269-4569/9922-2573 
Karla Ramalho: (61) 8400-4331
Vânia Hipólito: (61) 9182-2024