sábado, 31 de março de 2012


COMO CONSTRUIR UMA ENTIDADE DE BASE (CA’s/DA’s)
  
Se sua unidade não tem uma entidade de Base, está na hora de ser formada. Aqui, serão ilustrados alguns pontos de como se fazer isso. 

1. Reúna um numero de estudantes interessados em participar de movimentos sociais e propiciar uma melhora na sua unidade; 

2. Se nunca houve uma entidade de Base, então o primeiro passo é a construção de uma proposta de estatuto para essa entidade de base; 

3. Construa uma assembleia de curso, o maior número possível de estudantes de sua unidade e de seu respectivo curso para se aprovar um estatuto dessa nova entidade. O mais correto e democrático para esse estatuto é que ele traga a necessidade de se ter eleição; 

4. Nessa assembleia, deve-se aprovar a formação de uma comissão eleitoral. Quem compõe a comissão eleitoral não pode compor nenhuma chapa e nem fazer campanha. 

5. A comissão eleitoral deve lançar um edital, formando um calendário eleitoral com: os prazos para inscrições de chapas; o prazo para cada chapa fazer campanha; os dias que ocorrerão a eleição; 

6. No edital, a comissão eleitoral deve esclarecer os critérios para eleição, campanha e inscrição de chapas e penalidade caso os critérios tenham sido desobedecidos;
- Esses critérios se resumem a dar o número mínimo de integrantes por chapa, em explicitar os critérios para se fazer campanha durante o período eleitoral, caso seja necessário, um valor financeiro máximo que pode ser gasto na campanha, etc.

7. Após as chapas estarem inscritas, poderão iniciar o processo de campanha; 

8. No dia da eleição, deve haver controle sobre a legitimidade da eleição, garantindo a possibilidade de voto secreto. Participantes de cada chapa podem e devem acompanhar as votações e contagem dos votos, respeitando o número de fiscais que a comissão estipulou. 

9. Após eleição e se ela for garantida com legitimidade, a comissão deve, juntamente com alguns membros da(s) chapa(s), fazer a contagem dos votos; 

10. Após a contagem dos votos, a comissão deve fazer um documento com os resultados das eleições e outro dando posse a chapa vencedora e essa se tornará a gestão que representará os estudantes, respondendo pela entidade de base da unidade durante o período estipulado no estatuto da mesma, para isso, faz-se uma Ata de Posse e registram-se as atas das reuniões em um caderno de atas.

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COMO REATIVAR UMA ENTIDADE DE BASE (CA’s/DA’s)

1. Para se reativar uma entidade de base, essa já deve ter existido, tendo um estatuto e uma história. Então não será preciso fazer um estatuto, mas reunir um número de pessoas interessadas em participar de movimentos sociais e propiciar uma melhora na sua unidade; 
- Caso necessário ou se o estatuto for muito antigo e não constar o básico necessário, uma assembleia deve ser feita com o maior número possível de estudantes de sua unidade e de seu respectivo curso para que este seja reformulado e adequado às necessidades dos estudantes e de sua entidade representante. 

2. Construa uma assembleia de curso com o maior número possível de estudantes de sua unidade e seu respectivo curso. Nessa assembleia, forme o processo determinado pelo estatuto dessa entidade, como geralmente é eleição, forme uma comissão eleitoral. Quem compõe a comissão eleitoral não pode compor nenhuma chapa.

3. A comissão eleitoral deve lançar um edital, formando um calendário eleitoral com: os prazos para inscrições de chapas; o prazo para cada chapa fazer campanha; os dias que ocorrerão a eleição; 

4. No edital, a comissão eleitoral deve esclarecer os critérios para eleição, campanha e inscrição de chapas e penalidades, caso os critérios tenham sido desobedecidos;

5. Após as chapas estarem inscritas, poderão iniciar o processo de campanha; 

6. No dia da eleição, deve haver controle sobre a legitimidade da eleição, garantindo a possibilidade de voto secreto, participantes de cada chapa podem e devem acompanhar as votações e a contagem dos votos;

7. Após eleição e se ela for garantida com legitimidade, a comissão deve, juntamente com alguns membros da(s) chapa(s), fazer a contagem dos votos; 

8. Após a contagem dos votos, a comissão deve fazer um documento com os resultados das eleições e outro dando posse a chapa vencedora e essa se tornará a gestão que representará os estudantes, respondendo pela entidade de base da unidade durante o período estipulado no estatuto da mesma, para isso, faz-se uma Ata de Posse e registram-se as atas das reuniões em um caderno de atas.

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  GARANTA A LEGITIMIDADE DAS ELEIÇÕES
  
1. Antes de ser colocada em funcionamento, toda urna deve ser conferida e lacrada; 

2. Antes de se abrir uma urna, é preciso conferir se as listas de estudantes do curso da unidade estão corretas; 

3. Uma ata de abertura da urna deve ser feita, indicando o horário e com assinaturas de testemunhas e de um integrante de cada chapa, como fiscal; 

4. Deve se contar o número de cédulas eleitorais e registrar em ata, sendo que nenhuma delas pode conter a assinatura do mesário; 

5. Quando um estudante comprovar com documento com foto, o mesário deve recolher a assinatura do estudante, assinar atrás da cédula eleitoral e entregar ao estudante que votará e colocará seu voto na urna; 

6. O mesário deve ter controle total sobre as cédulas, a ata e as listas de assinaturas dos estudantes; 

7. Em hipótese alguma, os integrantes da chapa podem se aproximar da urna, das cédulas e das listas de assinaturas, a não ser os fiscais; 

8. O mesário deve anotar em ata os horários em que esteve cuidando da urna e os casos de substituições de mesários e fiscais, além de anotar qualquer atitude que julgue importante, considerando aqui a aproximação da urna de pessoas da chapa que não são fiscais, os casos irregulares de boca de urna, o sumiço de cédulas e/ou listas de estudantes, as tentativas de violação de urnas, etc. 

9. Depois de recolher todos os votos, o mesário deve contar o número de assinaturas e o número de cédulas restantes e registrar em ata, bem como o horário de fechamento da urna. Logo após deve lacrar completamente a urna, colocando assinaturas do mesário, testemunhas e fiscais na urna para garantir que qualquer forma de violação seja conferida; 

10. Caso a urna ainda seja utilizada, ela deve ser guardada em local seguro e se for levada a algum lugar é inevitável a presença de fiscais, testemunhas e do mesário. Antes de iniciar a apuração, o mesário e os fiscais devem conferir se a urna está lacrada e não foi violada. O último passo é contar o número de votos e conferir se o número confere com o indicado em ata. 

Cordialmente, 
A Comissão Organizadora

Nota: Documento cedido pela ExDEEPe à ExNEPe.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Folder do FoNEPe

Olá galera.

O folder do XIV FoNEPe está disponível em três formatos:







Clique em cima do formato, baixe, imprima e nos ajude com a divulgação.


Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

*Arte de Jacqueline Silva  (da ExDEEPe)

Estão abertas as inscrições para o XIV FoNEPe.



Passo-a-passo de como fazer sua inscrição.


1.  Efetue o pagamento na conta bancária:

AGÊNCIA 3603-X
CONTA POUPANÇA 37361-3 
VARIAÇÃO 01
ALISSON SILVA DA COSTA
BANCO DO BRASIL

Valores*
  • Com alimentação (antecipado): R$60,00
  • Com alimentação (no dia): R$80,00
  • Sem alimentação (antecipado): R$45,00
  • Sem alimentação (no dia): R$65,00
Inscrições antecipadas até 23h59**, do dia 20 de abril de 2012.

2. Guarde o comprovante de inscrição
Você precisará desse documento para o ato do credenciamento, no encontro.


3. Baixe a ficha de inscrição.
    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO

4. Preencha a ficha.


5. Envie a ficha de inscrição preenchida junto com o comprovante (em arquivo/formato pdf, ou foto, ou imagem) para o e-mail: fonepe2012@gmail.com.

6. Aguarde confirmação via e-mail da efetuação da inscrição.



ATENÇÃO: 
AS 100 PRIMEIRAS INSCRIÇÕES ANTECIPADAS GANHAM 
UMA CAMISETA DO 30º ENEPe - UnB/2010.



Cordialmente, 
Comissão Organizadora

Notas:
*Valor inclui alojamento. Não haverá isenção de taxa de inscrição.
**Horário oficial de Brasília.
***Material de credenciamento garantido para quem efetuar sua inscrição até 10 dias antes da realização do encontro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Programação Oficial

Olá pessoal.
Confira a  programação oficial do encontro, logo abaixo.
Aproveitamos para informar que assim que tivermos os palestrantes confirmados, disponibilizaremos a programação em arquivo PDF.



XIV FoNEPe – Fórum Nacional de Entidade de Pedagogia
IDENTIDADE PROFISSIONAL DO(A) PEDAGOGO(A):
Das Teorias da Formação à Práxis da Atuação
28 de abril à 01 de maio de 2012
UEG – Luziânia/GO

28/04
29/04
30/04
01/05
07h –08h30
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Café da manhã e Atividades Culturais
08h30 – 12h
Credenciamento
Plenária do GD’s do 32º ENEPe
GD’s
Plenária Final
12h – 14h
Almoço e Atividades Culturais
14h – 17h
14h – 15h30
Abertura
Plenária Inicial
14h – 16h
Mesa Redonda: Regulamentação da Profissão e Criação de Conselhos Regionais e Federal
Vivência (Ato)
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15h30 – 17h
Mesa Redonda: A Formação Inicial, a Problemática das Dcn’s e a Responsabilidade das IES
16h – 17h30
Reunião da ExNEPe
17h – 19h
Jantar e Atividades Culturais
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19h – 21h30
GT: Identidade e Atuação do(a) Pedagogo(a)
GT: (Re)Organização do MEPe
Tour: Brasília (DF) e Luziânia (GO)
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21h30 – 00h30
Sarau Cultural
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PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Mesa de Abertura
Segmento de representante da Unidade Acadêmica – a confirmar
Segmento de representante da Organização do Evento – a confirmar
Dinâmica de Abertura

Plenária Inicial
Pauta:
Aprovação do Regimento Interno
Pauta de tema para a Vivência (Ato)

Mesa Redonda: A Formação Inicial, a Problemática das DCN’s e a Responsabilidade das IES
- Conferência: Conjuntura Brasileira de Formação Inicial: Acacia Kuenser (UFPR) (aguardando confirmação)
- Conferência: A problemática das DCN’s na Formação Inicial: Dermeval Saviani (Unicamp) (aguardando confirmação)
- Conferência: A Responsabilidade das IES na Formação Inicial: Nara Rúbia (UEG) (aguardando confirmação)

Grupo de Estudos e Trabalho (simultâneo): Identidade e Atuação do(a) Pedagogo(a)
- GET 1: Estados do Norte e Nordeste
            Mediadores: Executiva Paraense, Executiva Cearense e Executiva Paraibana.
- GET 2: Estados do Sul e Centro-Oeste
            Mediadores: Executiva Distrital e Entorno.
- GET 3: Estados do Sudeste
            Mediadores: Executiva Paulista, Executiva Fluminense e Executiva Mineira.

Plenária Continuada
- Aprovação do Plano de Lutas 2011 – propostas sistematizadas dos GD’s do 32º ENEPe
- Sede do XI ENNOEPe


Mesa Redonda: Regulamentação da Profissão e Criação de Conselhos Regionais e Federal
- Celi Zulke Taffarel (UFBA) (aguardando confirmação)
- Kátia Curado (UnB) (aguardando confirmação)
- Sonia Regina Mendes (Unigranrio/UERJ) (aguardando confirmação)

Reunião da ExNEPe
Pauta: Aplicação dos Planos de Lutas da ExNEPe
Responsável: Coordenação da ExNEPe

Grupo de Estudos e Trabalho (simultâneo): (Re)Organização do MEPe
- GET 1: Estados do Norte e Nordeste
            Mediadores: Executiva Paraense, Executiva Cearense e Executiva Paraibana.
- GET 2: Estados do Sul e Centro-Oeste
            Mediadores: Executiva Distrital e Entorno.
- GET 3: Estados do Sudeste
            Mediadores: Executiva Paulista, Executiva Fluminense e Executiva Mineira.

Plenária Final
Pauta: Aprovação do Plano de Lutas de 2012 – XIV FoNEPe

Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto Oficial do XIV FoNEPe

Boa tarde pessoal.

Já saiu o projeto oficial do XIV FoNEPe - Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia, "IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: Implicações das Teorias da Formação à Práxis da Atuação".

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.

Divulgue, leia, interaja e participe!

Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Breve Histórico da UEG - Campus Luziânia



Neste ano de 2012, a Universidade Estadual de Goiás, campus Luziânia, completa 13 anos. Criada através da Lei 13.456, de 16 de abril de 1999, tem o caráter uma instituição multicampi. Foi constituída a partir da Universidade Estadual de Anápolis, presente, na época, em vários municípios do Estado de Goiás, com o intuito de interiorizar o ensino público superior. Apesar da Universidade não oferecer ainda o melhor em sua infraestrutura, e apresentar problemas básicos que perpassa pela logística de oferta de ensino, até a assistência estudantil, hoje, a UEG conta com 29 campi, sendo a maioria localizada em cidades interioranas. E vem cooperando, pouco a pouco, com o cenário de desenvolvimento do estado.
UEG – Campus Luziânia (Área de convivência)


Seu início, em Luziânia, se deu em uma escola municipal da cidade, com o curso de Pedagogia – pioneiro na UEG de Luziânia. Hoje, com sua própria sede, forma diversos profissionais atuantes na Secretaria de Educação do Município, no DF e em outras cidades do Entorno. Atualmente oferece o curso de Pedagogia e de Administração no turno noturno, e a Escola de Aplicação no período da manhã.

UEG – Campus Luziânia (Praça ao lado do auditório)


O curso de Pedagogia da UEG-Luziânia apresenta importante atuação para o município, e anualmente, realiza a Semana do Educador, com caráter aberto à comunidade, trazendo para a cidade, espaços de debate e palestrantes para discutir a educação. Também proporciona parceria de diversos projetos educacionais com a Escola de Aplicação da UEG e outras escolas do município – através dos estágios supervisionados, que têm contribuído positivamente com as instituições de educação básica. No ano 2011, o curso foi selecionado para o Prêmio Guia do Estudante, pela qualidade apresentada.

UEG – Campus Luziânia (Auditório)


A UEG-Luziânia possui em seu histórico um Movimento Estudantil atuante na luta pela melhoria da Universidade, principalmente no que tange ao repasse financeiro do Estado para a instituição, e sempre em busca da melhor oferta de um ensino público, gratuito, laico e que sirva ao povo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Carta convite aos(às) estudantes de Pedagogia


Olá pessoal.
Abaixo segue a carta-convite para o XIV FoNEPe. Este documento serve para que as entidades possam fazer solicitações de auxílio, em suas unidades acadêmicas.


Carta-convite ao XIV FoNEPe

Da: Comissão Organizadora do XIV FoNEPe
Para: Estudantes de Pedagogia

Caros(as) estudantes,

Nos dias 28, 29, 30 de abril e 01 de maio de 2012, ocorrerá na Universidade Estadual de Goiás – Campus Luziânia o XIV FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia), com o tema “Identidade Profissional do Pedagogo: Implicações das teorias da formação à práxis da atuação”.
Esse é o segundo maior encontro do curso, e conta com a participação de estudantes representando entidades de bases, das universidades públicas e privadas, de ensino presencial e a distância de várias unidades da federação, discutindo temas relevantes da educação nacional, englobando suas diferentes metodologias de organização e diversificadas atividades. Não obstante, participarão especialistas nas mais diversas áreas da educação, tanto do meio acadêmico quanto de movimentos sociais. Além da possibilidade da mobilidade estudantil, os(as) participantes participarão de vivências em diversos espaços de atuação da educação.
Dessa forma, convidamos os(as) estudantes de Pedagogia dessa Instituição de Ensino Superior a participarem do XIV FoNEPe, um importante momento que agregará conhecimento em seus processos de formação profissional. O Projeto e a Programação do FoNEPe 2012 podem ser encontrados em nossa página na internet.

Atenciosamente,

____________________________________________________
Comissão Organizadora do XIV FoNEPe
ExNEPe – Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia
ExDEEPe – Executiva Distrital e Entorno de Estudantes de Pedagogia
DA/UEG-Luziânia – Diretório Acadêmico


Contatos:
Alisson Costa: (61) 9232-5169/8226-2728
Deise Rocha: (61) 9269-4569/9922-2573 
Karla Ramalho: (61) 8400-4331
Vânia Hipólito: (61) 9182-2024

Olha a Programação aí!

Oi pessoal.

A Comissão Organizadora já fechou uma sugestão da programação do evento.


PROGRAMAÇÃO - XIV FoNEPe
28, 29, 30 de abril a 01 de maio de 2012

28/04
29/04
30/04
01/05
06h30 - 08h
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Café da manhã Cultural
09h – 12h
Credenciamento
Plenária do GD’s do 32º ENEPe
GDT’s**
Plenária Final
12h – 14h
Almoço Cultural
14h – 17h
14h – 15h30
Abertura
Plenária Inicial
Mesa Redonda: Regulamentação da Profissão e Criação de Conselhos Regionais e Federal
Vivência (Ato)
-------
15h30 – 17h
Mesa Redonda: A Formação Inicial, a Problemática das Dcn’s e a Responsabilidade das IES

17h – 18h
Jantar Cultural
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18h – 21h00
GET's*: Identidade e Atuação do Pedagogo
GT: (Re)Organização do MEPe

Tour (Brasília(DF) e Luziânia (GO)
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21h00 – 00h30
Sarau Cultural
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Essa programação será fechada nesse fim de semana (17 e 18 de março de 2012), na reunião on line da ExNEPe. Estão tod@s mais do que convidad@s a participarem do espaço.

Se quiserem ir fazendo sugestões na programação (atividades, cultural, horários, etc.), é só nos enviar uma email (fonepe2012@gmail.com) e ou faça um comentário por aqui mesmo.



Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

*GET's: Grupo de Estudo e Trabalho
**GDT's: Grupo de Discussão e Trabalho



Pré-projeto do Encontro


Olá pessoal

A Comissão Organizadora fechou a primeira versão do Projeto do XIV FoNEPe.

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO:
Implicações das Teorias da Formação à Práxis da Atuação



É composto pelo seguinte índice e informações:
  • BREVE HISTÓRICO DO MEPe (DF e Goiás).
  • BREVE HISTÓRICO DA UEG E DO CAMPUS DE LUZIÂNIA
  • UM POUCO DE LUZIÂNIAOBJETIVOS DO PROJETO
  • INTRODUÇÃO - da temática a ser discutida, nos eixos:
1- FORMAÇÃO INICIAL, A PROBLEMÁTICA DAS DCN'S E A RESPONSABILIDADE DAS IES
2- IDENTIDADE E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
3- REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO E CRIAÇÃO DE CONSELHOS REGIONAIS E FEDERAL
4- (RE)ORGANIZAÇÃO DO MEPe
  • METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
  • EXECUTORES
  • PÚBLICO ALVO
  • REFERÊNCIAS
  • CONTATOS DA ORGANIZAÇÃO
  • PROGRAMAÇÃO

Informamos que esta versão ainda não é oficialpois estamos aguardando o debate em cima do projeto, pela ExNEPe, a ser realizado neste fim de semana (17 e 18 de março), via on line. Lembramos que tod@s os estudantes de Pedagogia poderão participar da reunião. Mas caso seja necessário voto, ele fica resguardado aos representantes dos estados e DF, na coordenação da ExNEPe.

Caso queiram fazer sugestões ao projeto, antes da reunião da ExNEPe, nos envie um email: fonepe2012@gmail.com.

Cordialmente, 
Comissão Organizadora.

Saíram os valores das inscrições

ATENÇÃO GALERA DA PEDAGA!

Saíram os valores das inscrições:


  • Com alimentação (antecipado): R$60,00
  • Com alimentação (no dia): R$80,00
  • Sem alimentação (antecipado): R$45,00
  • Sem alimentação (no dia): R$65,00

Inscrições antecipadas até 00h00**, do dia 20 de abril de 2012.

Em breve, estaremos disponibilizando ficha de inscrição e demais informações para efetivar as inscrições.
Fique de olho! 

Cordialmente, 
Comissão Organizadora

*Valor inclui alojamento.
Não haverá isenção de taxa de inscrição.
**Horário oficial de Brasília.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Internacional da Mulher


A Comissão Organizadora do 14º FoNEPe deseja a todas as mulheres um Feliz Dia Internacional da Mulher. Que essa data seja sempre marcada como um dia especial para relembrar não apenas a figura feminina, e toda a delicadeza que ela representa. Mas também toda a força que ela representa na nossa sociedade, saudando a luta de diária de cada mulher.
Que possamos conquistar uma sociedade mais humana, respeitosa, resguardada pelos direitos humanos em ser um sujeito e uma sujeita de ação, sem opressões e preconceitos.

Honrosamente, 
Comissão Organizadora.

sábado, 3 de março de 2012

O que é o FoNEPe


A ExNEPe é uma entidade de organização representativa estudantil, e conforme rege o estatuto, é seu dever construir o FoNEPe, através da Coordenação de Formação Política, junto aos CA’s/DA’s e estudantes de Pedagogia que se propõe em construir o espaço de debate e deliberações. 
O FoNEPe visa reunir estudantes de pedagogia da graduação e pós graduação em educação, consentindo voz a todo e qualquer participante do evento, e a voto para delegados das entidades – se tornando o segundo maior espaço de deliberações do MEPe – ficando abaixo apenas do ENEPe.
Compete ao FoNEPe, então, a construção de espaços que incentivem a qualificação e promoção do ensino, pesquisa e extensão, essenciais para a formação crítica dos/as estudantes de Pedagogia.  Construir esse ambiente se faz essencial para cumprimento do Estatuto da ExNEPe, bem como na contribuição e na formação do/a profissional Pedagogo/a, de forma dialógica e democrática.

Deste modo, lhe convidamos a compor este espaço, e desde já, lhe damos as boas vindas.

Cordialmente, 
A Organização.